Por que cristãos mudam de igreja? Pesquisa aponta motivos

  • 06/02/2024
Por que cristãos mudam de igreja? Pesquisa aponta motivos
Por que cristãos mudam de igreja? Pesquisa aponta motivos (Foto: Reprodução)

A maioria dos cristãos mudará de igreja em algum momento de suas vidas. Uma pesquisa recente da Lifeway Research mostrou que mudanças de congregação está acontecendo com mais frequência.

O estudo realizado nos Estados Unidos revelou as razões para a troca de igreja, conforme a CBN News. 

60% dos cristãos trocaram de congregação devido a mudança de residência para outro bairro ou cidade.

Já 40% se mudaram por outras três principais razões: mudanças na igreja que não concordaram; a igreja não estava atendendo às suas necessidades e decepção com o pastor ou com a congregação.

“Quando investigamos as razões por trás desse desencanto, o que encontramos são algumas das acusações que ouvimos em outros ambientes, de que a igreja era crítica, a igreja era hipócrita, às vezes apontando para o pastor não ser um bom pregador", explicou Scott McConnell, diretor executivo da Lifeway Research.

O casal Norm e Heather Edwards faz parte dessas estatísticas. Eles trocaram uma grande igreja em Washington por uma congregação menor, em busca de um contato mais próximo com os irmãos na fé.

“Comecei a sentir que realmente precisava de algo mais”, revelou Heather, em entrevista à CBN News, acrescentando que ela e o esposo sentiram falta de pregações mais profundas e não tão atuais.

“Eu vi isso na igreja onde fazíamos parte da equipe e vejo isso em outras igrejas maiores, onde você literalmente pode entrar, passar por todos e ouvir o bom 'Ei, bem-vindo ao lar, bom dia'”, disse Norm. 

“E é gentil e legal e as intenções são boas, mas você literalmente pode ir para o seu lugar, não conseguir falar com ninguém, passar por um culto muito profissional e muito bem preparado, tanto de adoração quanto de mensagem, e então há uma oração e você sai em fila e eles dizem 'Obrigado por ter vindo' e você realmente não falou com ninguém e vai direto para casa e pronto”.

Discordância com interpretações teológicas

Alex Young, pastor da Crossroads Presbyterian na Virgínia, comentou que a razão mais comum dos crentes mudarem de igreja é a discordância com doutrinas teológicas e com a interpretação das Escrituras.

“Acho que todos os cristãos têm as mesmas crenças fundamentais em comum, mas nestas questões secundárias há desacordo”, afirmou ele à CBN News.

Segundo Scott McConnell, os dados da pesquisa podem ser usados pelas denominações para repensar sua abordagem.

Scott ainda ressaltou que todo cristão deve encontrar uma igreja que se identifique, onde sente que pode caminhar melhor com Jesus e crescer na fé.

FONTE: http://guiame.com.br/gospel/mundo-cristao/por-que-cristaos-mudam-de-igreja-pesquisa-aponta-motivos.html


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 5

top1
1. Essa casa é sua

Casa Worship

top2
2. Aquieta Minh'alma

Ministério Zoe

top3
3. Não pare

Midian Lima

top4
4. Ninguém Explica Deus

Preto no Branco

top5
5. Deus proverá

Gabriela Gomes

Anunciantes